Introduzir na rotina familiar a leitura e declamação de poemas é uma atividade simples, que pode ser aplicada rapidamente, e que traz grandes benefícios para a formação do imaginário e para a o letramento da criança. 

1- As possibilidades comunicativas da poesia são diferentes das da prosa. O texto poético expõe a criança a uma profusão de sons, imagens e alegorias. A criança é exposta à rima e assim desenvolve uma atenção para os sons da linguagem. Isso é importante para a alfabetização, mas também compõe um repertório da sonoridade desses símbolos culturais. Há pequenas e grandes mensagens nos poemas, há lições, há o divertimento e a percepção das possibilidades de combinações dos sons. 

2- A poesia rimada favorece a memorização. Com muita naturalidade o poema fica registrado na memória e oferecerá um banco de dados linguístico que a criança poderá empregar nos anos vindouros. Esse é um recurso importante para a formação intelectual, e também é uma ferramenta para ampliar a capacidade de comunicação e compreensão do mundo na vida corrente. Diante das variadas situações da vida, um poema aparece em nossa memória servindo como chave interpretativa do que estamos vivendo. 

3- O contato próximo com poesia educa para a beleza. Os bons poetas dão aos elementos da natureza, aos sentimentos, aos acontecimentos, à história, uma forma verbal bela e deleitosa. Quem ouve Olavo Bilac falar sobre as estações do ano, verá com outros olhos esse evento da natureza. Quem guarda um poema na memória poderá fazer associações, pois aquela expressão fará parte do seu universo cultural e agregará uma camada diferente de entendimento e de percepção quando ela olhar para o mundo. 

4- A recitação de poesia diante da família permite que a criança treine falar em público. Aprender a falar em público é uma necessidade. Articular de improviso um discurso pode ser uma tarefa intimidante. Um modo excelente de introduzir essa atividade na vida dos pequenos é oferecer oportunidades para que declamem poemas que decoraram. A beleza e harmonia do texto impressionam por si mesmas e o efeito para a criança é um treino agradável que lhe permitirá ir conquistando autoconfiança para se expressar em grupos.

5- A poesia permite a criança viver o lúdico enquanto aprende. No universo da poesia habitam heróis, monstros, beleza e piadas. A criança pode viver nesse universo com naturalidade de forma agradável, acumulando impressões que construirão um repertório rico de forma simples.

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

treze + dois =

Close
Go top