ANANSE E O TARTARUGA

Título: Ananse e o Tartaruga
Tradução: Camila Hochmüller Abadie
Ilustrações: Manoela Martins
ISBN: 978-85-69049-00-5
Páginas: 24

O primeiro volume da “Coleção Fábulas de Terras Longínquas” selecionou, dentre as muitas fábulas inéditas que poderiam ser publicadas aqui no Brasil, “Ananse e o Tartaruga”, uma história simplesmente indispensável ao nosso público. Embora se trate um personagem africano, Ananse bem que poderia ser brasileiro: cheio de artimanhas e jeitinhos, o ardiloso aranha é um retrato, sob muitos aspectos, do nosso povo!

Todavia, o melhor da história não é o fato de conseguirmos nos identificar com Ananse, pois para isso bastaria que buscássemos em nosso próprio folclore alguma desconhecida história que, como muitas outras, reforçasse esses mesmos tons, as mesmas características, os mesmos traços. Mas não: o melhor de “Ananse e o Tartaruga”, como em todas as fábulas boas de verdade, é a sábia moral que a lenda africana nos traz, recolocando as coisas em seus devidos lugares.

Desejamos a todos vocês, nossos queridos leitores, que “Ananse e o Tartaruga” seja mais do que uma mera leitura divertida. Esperamos que esta fábula, vinda de um passado distante e de uma terra longínqua, seja como a pequena dose de um remédio poderoso, o qual enfraquecerá em nós o “gene” vil da malandragem.

Visualize o livro (quando abrir a visualização, clique no canto inferior da página para avançar ou voltar) ou faça o download gratuitamente.

Close
Go top